Trabalhos estéticos como Lentes de Contato Dentais e Próteses Fixas em resina ou em porcelana. Conheça e entenda as principais diferenças entre essas dois materiais utilizados nos tratamentos estéticos em odontologia, com alto poder de transformação da forma e cor dos dentes. Abordarei 5 itens , comparando os dois materiais.
Postado por Dr. Brasil, dentista graduado e especializado em Ortodontia com MBA de Gestão em Odontologia, em São Paulo.
1. Tempo de Tratamento
Enquanto os trabalhos confeccionados em resina são realizados em camada única ou múltiplas aplicadas diretamente sobre o dente pelo dentista, mas há casos em que os trabalhos em resina podem ser realizados pelo técnico, quando necessitamos de um trabalho mais resistente – e em uma única consulta, os trabalhos em porcelana necessitam de moldagens, provisórios e o uso de laboratórios de próteses dentárias para a confecção,
2. Resistência
Por seu uma material mais duro, a porcelana é infinitamente mais resistente que a Resina. Estudos científicos comprovam a durabilidade de trabalhos em porcelana cimentados há mais de 10 anos e apenas 5% apresentavam necessidade de substituição por infiltração de cáries.
3. Resistência ao amarelamento
Cuidados com a ingestão de alimentos com alto poder de pigmentação, como vinhos, tabaco e café ajudam a diminuir a velocidade de amarelamento dos trabalhos em resina. Já os trabalhos em porcelana, mentém a cor sem sofrer o risco de escurecer por efeitos de pigmentos. Por isso se explica a escolha da porcelana por paciente que querem os dentes sempre claro, sem precisar realizar o clareamento dental.
4. Brilho superficial
Os trabalhos com resinas perdem o brilho porque a ação química de muitos alimentos e a ação mecânica das cerdas das escovas durante a escovação removem a lisura da superfície das resinas. As porcelanas, por sua vez, são praticamente imunes à ação das cerdas das escovas e altamente resistentes à perda da lisura superficial pela ação química de muitas substâncias ingeridas durante a alimentação. Essas diferenças de resistência à perda do brilho podem não ser importantes em um primeiro momento, mas com o passar dos anos a diferença é facilmente percebida.
5. Custo.
O preço dos tratamentos com facetas em resina são consideravelmente mais baratos do que os tratamentos com porcelanas.