21/01/2018 às 15:44 Ortodontia

Botox ® Ajuda A Tratar O Bruxismo!

328
2min de leitura

O Bruxismo é caracterizado pela atividade muscular mastigatória que provoca transtorno involuntário e inconsciente de movimento, caracterizado pelo excessivo apertamento ou ranger dos dentes, podendo ocorrer durante o sono ou vigília. Constitui um dos mais difíceis desafios para a Odontologia. Cerca de 90% da população em geral relata bruxismo em algum grau, durante algum período da vida. A prevalência de bruxismo varia de 20% a 25% em crianças, de 5% a 8% na população adulta e 3% nos idosos.

Os estudos sobre o bruxismo são controversos, abrangendo associação com ansiedade, estresse, depressão, tipos de personalidade, alergias, deficiências nutricionais (magnésio, cálcio, iodo e complexos vitamínicos), má oclusão dentária, manipulação dentária inadequada, disfunção e/ou transtornos do sistema nervoso central, uso de drogas com ação neuroquímica e fatores genéticos.

Nos últimos anos, surgiu a tendência de dimensionar o bruxismo em um contexto muito mais amplo: seus efeitos podem alcançar a musculatura do pescoço e do ombro e admite-se que influenciem até mesmo a postura do corpo todo, acarretando em disfunções posturais e esqueléticas. Os quadros de bruxismo podem ainda produzir um aumento do desgaste dental e disfunção temporomandibular (a articulação temporomandibular liga o maxilar ao crânio, os sintomas mais comuns de problemas na região é a sensação de que a mandíbula está ‘saltando para fora’, estalando ou até travando por um instante).  O tratamento tardio, em alguns casos, pode resultar em luxação da articulação temporomandibular e artrite degenerativa desta articulação. A fim de evitar estas complicações, o diagnóstico precoce, bem como apropriado tratamento são muito importantes.

 As terapias atuais para essa disfunção não são totalmente efetivas. Estudos clínicos mostram que as aplicações de toxina botulínica podem diminuir os níveis de dor, freqüência dos eventos de bruxismo e satisfazer os pacientes no que diz respeito à eficácia da toxina botulínica nesta patologia. Além de não provocar efeitos adversos importantes. Assim, o tratamento com o Botox é um tratamento seguro e eficaz para pacientes com bruxismo.

O Botox bloqueia o impulso nervoso na fibra muscular, não importando onde seja esse músculo ou onde seja o estímulo nervoso. O que varia é o local de aplicação e a dose aplicada. O botox é de uso temporário, não existe botox definitivo. Após um período de três a seis meses há necessidade de reaplicação.

No entanto, a substância é contraindicada para pacientes gestantes ou que estejam amamentando. Aqueles com alergia à toxina botulínica, lactose e albumina também devem evitá-la.

O importante é buscar profissionais especializados no tratamento, que vão indicar o melhor tratamento para o seu caso, que pode começar até com aparelho odontológico por um tempo.

Ficou interessado no tratamento com faceta dental ou de lente de contato dental? Então conheça a OdontoMania e dê o primeiro passo para ter o sorriso que você merece!

Preencha o formulário que logo entraremos em contato ou entre em contato direto conosco pelo nosso WhatsApp: 95297-0040

21 Jan 2018

Botox ® Ajuda A Tratar O Bruxismo!

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Logo do Whatsapp